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Vamos entender o quanto os
investimentos sobre a receita impulsionam os setores de alimentos e bebidas em
hotéis, aos olhos de qualquer investidor atento isso os torna especialmente
famintos para ver novas e eficientes implantações no setor.
Mas, como F & B torna-se um setor
dos mais importantes de receita na propriedade, isto deixa o olhar do investidor
muito mais focado.
Isto tem chamado a atenção
principalmente nos hotéis boutique empreendimentos em que tem chamado a atenção
os altos investimentos no setor de F & B e o magnifico retorno que isso tem
trazido.
Temos compreendido os investidores
estão agora a fazer perguntas sobre F&B receita por metro quadrado comparando-a
corretamente com a RevPAR numa mesma proporção, está ficando claro que o que
precisa ser rentabilizado são áreas, pois é o que temos, e ao investir
construímos áreas que precisamos saber de antemão como e com o que vamos
rentabilizar.
A receita em F&BPAR
(por apartamento disponível) em hotéis de luxo dos Estados Unidos cresceu 4,8%
durante 2012, de acordo com o Almanaque 2013 HOST, que é compilado pelo STR
Analytics, empresa irmã da HotelNewsNow.com. O aumento também se verificou
para hotéis superluxo e de alto nível de 4,3% e 5,7%, respectivamente.
A receita na área de F&B POR (por UH Ocupada) aumentou
0,1%, - 1,2% e 2,7% para os segmentos luxo, superluxo e Alto Nível,
respectivamente, de acordo com o Almanaque HOST, que será lançado em meados de
junho.
Quando se trata de investimento
hoteleiro, parece o apetite dos investidores para a parte de F&B de um
hotel está crescendo, de acordo com as pesquisas no setor. Entendemos isso
melhor quando vemos profissionais instalarem empresas que aceitam a
terceirização se áreas de F&B em meios de hospedagem
Hoje já é possível encontrarmos
investidores que ao se lhes falar sobre F&B eles simplesmente solicitam o
incremento da área, pois já estão informados de que é uma área que inspira
cuidados, mas quando devidamente gerenciada se torna, por vezes mais importante
que a tradicional “rooms devision” área de hospedagem.
Esta nova relação se atribui às mudanças
mais amplas no paladar dos consumidores.
Como o tempo não para os baby boomers estão começando a transição
para a próxima fase de suas vidas, enquanto a Geração X, Geração Y pessoas
estão chegando, eles estão à procura de mais experiências... É por isso que as
pesquisas mostram uma grande quantidade de pontos positivos de retorno em alimentos e bebidas. Esse mais novo
cliente, eles vão descer para o bar, o restaurante para experimentá-lo, e eles
vão falar sobre isso em todas as mídias sociais que usamos e marcar ali com
seus amigos.
Logo em seguida você começa a ver
as pessoas que decidem sobre investimentos querendo aprender um pouco mais
sobre comida e bebida quando você está então a mesa de um bom restaurante ou de
uma boa adega vira escritório para os indivíduos das finança. E mais uma vez as
ferramentas das redes sociais entram em ação antes e depois do evento. Antes
para avisar do local e depois para comentar sobre a impressão que o mesmo
deixou.
Em que pese a tendência natural de crescimento do F &
B
Por mais que a contribuição de F & B esteja crescendo, na maioria dos casos, embora já existam exceções a receita gerada com as diárias ainda é a mais importante na maioria dos hotéis. Embora isso tenha cara de hospedaria e não de hotelaria.
Atentam para a simplicidade ou a
aparente simplicidade da venda de UH’s e comparam-na com a complexidade de uma
área de alimentos e bebidas bem explorada. Temos aqui dois pontos a ponderar
principalmente se queremos falar de hotelaria: Nem uma nem outra das duas áreas
é fácil, principalmente se falarmos em hotelaria, esta é sinônimo de serviço e
serviço é sempre algo muito particular e complexo, portanto a maior parte das
queixas dos empresários da área está ligada ao fato de não separarem hotelaria
de hospedaria.
Já o setor de Alimentos e Bebidas
é muito mais detalhado, mas isso não quer dizer que não seja simples, ele só
não é fácil e além do conhecimento que ambos exigem, requer atenção para um
grande número de regras, até para as vezes em que precisamos dizer ao cliente
ou Hospede que o que ele pede não vai ser por nós servido e o porquê. Tudo isto
reque muito conhecimento e segurança no que estamos fazendo.
A verdade é que usando imóvel
alugado ou próprio o que não muda nada numa administração consciente,
precisamos atribuir os valores e espaços a cada setor e rentabiliza-lo de
acordo com o planejado. É isto que torna a hotelaria uma indústria altamente
rentável.
Termos uma noção exata do
rendimento possível em cada um dos setores e como este vai poder gera-lo é
fundamental.
Uma equipe operacionalinteligente de alimentos e bebidas apoiada numa competente equipe técnica que
está devidamente sincronizada é a eles muito mais simples gerenciar este fato,
pois vão ter em mente ou numa facilidade de calcular “Just in time” o custo e
quanto tudo vai render. Em tese, saiba quanto custa seu dia e o que precisa
produzir para pagá-lo. Depois é comercial outra parte cheia de meandros
interessantes e também perdendo em profissionalização. Quando tratamos com
gestores que subiram conhecendo só uma das pontas e esta normalmente é a parte
de rooms devision, então ele normalmente se nega a fazer projeções sobre a área
de alimentos e bebidas e faz tudo para dela se livrar.
Quando um hotel, não conseguiu
solidificar a área de Alimentos e Bebidas nos primeiros dois anos, ( Em gestão nossa esse período é no máximo de um ano) precisa
repensar toda a sua gestão. E ver como atingir o que lhe é de direito uma
rentabilidade como deve ser.
Há quem prefira repassar o
serviço de F&B como todos sabem sou diametralmente contra, pois se alguém
me vai pagar um aluguel, faz isso porque sabe que pode ganhar dinheiro e vai
ganhar, então porque não ficar eu com a rentabilidade em vez de me contentar
com o que me querem dar?
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