+ de 30 anos de experiência questionados

Fui questionado e com toda a razão, sobre o que está resumidamente em meu Currículo.
O questionário foi respondido na integra e caso alguém queira mais informações estou disponibilizando-o aqui:



RUI SILVEIRA CRUZ VENTURA
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QUESTÕES E RESPOSTAS

Questões para análise do perfil profissional, por gentileza responder
conforme numeração e em português
Questões:

1) Em relação aos idiomas Inglês, Francês e Espanhol.  Fala: (não, regular, bom, ótimo)? Escrita: (não, regular, bom, ótimo)? Leitura: (não, regular, bom, ótimo)? 
1.a. Morei e trabalhei na atual África do Sul, antiga colônia Inglesa, lá estudei o Inglês com o qual tenho boa fluência.
1.b.- Francês, acadêmico com alguma vivência especialmente em recepções ou eventualmente a necessidade em hotelaria, fraco, leio e compreendo.
1.c.- Espanhol, Leitura e compreensão, a maioria dos estudos que havia quando comecei na hotelaria eram em espanhol, nõ posso dizer que não falo, mas é o tipo da língua onde o nosso maior prolema é com a semelhança.
2)    Nesses  30  anos  de  experiência  na  área  administrativa,  comercial,  financeira,  revenue management  e  marketing,  em  quais  tipos  de  empresas  atuou  (ex.:  porte,  categoria, segmento)?
2.a Hotelaria, Nunca gerenciei um Hotel, nem mesmo um departamento sem que este processo fosse baseado em Administração de receitas. Sempre operei com resultados positivos.
2.b. Frigoríficos – Contabilidade e Custos, (Não falo de contabilidade fiscal)
2.c. Rede de supermercados como consultor, Mas na Administração Geral
     3)  Qual  foi  o  primeiro  cargo  que  exerceu  na  carreira?  E  na  sequência  quais   cargos  o  senhor assumiu até esse momento? Por gentileza, citar em ordem cronológica e não há necessidade de mencionar as empresas.
            a.Serviços Gerais.
            b.Auxiliar de porteiros.
            c. – Auxiliar de consièrge.
            d. – Auxiliar de recepção
            e. – Auxiliar de escritório
            f. – Porteiro / Auxiliar de Cozinha
            g. – Recepcionista
            h. – Recepcionista – Faturista
            i . – Chefe de recepção
            j.  – Front offie manager
            k. – Maitre D’otel   
            l. – Cozinheiro
         m. – Food end Beverage Manager (No meu caso Diretor de alimentos e bebidas. Questão de nomenclatura).
            n. -  Controler
            o. – Gerente Administrativo
            p. – Gerente comercial
            q. – Gerente Operacional
            r. – Gerente Geral
Fora da Hotelaria:  
             Dois anos  e nove dias  no maior frigorifico da África do Sul.
A.   Account Clark
B.   Costing Manager
C.   Account facoring Superviser. ( supervisor de contas e controles da fábrica e transportes)
Detalhe: neste frigorífico a rês entrava viva e era totalmente aproveitada, ou melhor transformada, lá dentro.
Supermercados:
             Direção administrativa com o único propósito de tirar um grupo do vermelho. 18 meses. Hj é um dos maiores grupos do sul do país. (consultoria)
4)Qual  foi  a  sua  contribuição  na  reestruturação,  implantação  de  empresas  e  atualização  de métodos? Quais projetos com esses objetivos merecem destaque?  Por quê? 
4.a. – A implantação do Nacional Rio 2ª edição.
4.b. – A Transcontinental Hoteis S.A. só foi um empreendimento lucrativo na minha gestão.
4.c. – Um Grande Hotel em Capinas assumi com um custo operacional e 5 milhões, e uma receita média mensal que nunca ultrapassava 5milhões e quinhentos mil. Na minha administração consegui o progresso mês a Mês, no mês em que fiz um ano de gestão, operei a unidade com um custo e 11milhões e quinhentos mil, tive um faturamento real de 33 milhões e quatrocentos mil. Isto só é possível com uma correta gestão de receitas e espesas.
4.c. - Certa feita fui contratado por uma grande empresa para “provar” que o empreendimento hoteleiro deles era viável, já que o projeto assim “rezava” mas com um ano de operação nunca havia dado um centavo de lucro, muito antes pelo contrário, a empresa proprietária seguia injetando capital.
A princípio relutei muito era um hotel pequeno e num lugar sem passagem, mas me mandaram um contrato em branco que eu preenchi, com a certeza de que seria recusado. Não foi, então tive que enfrentar o desafio.
Para construção deste empreendimento havia sido feito um empréstimo no Banco de desenvolvimento local BNDES - PR. Então minha missão era, fazer o Hotel não precisar de Capital externo e o financiamento predial seria pago pela empresa matriz.
Encurtando – Ao quarto mês de operação tive o prazer de colocar no malote para a matriz o cheque que eles mandavam como combinado para pagamento do empréstimo bancário e o boleto quitado com recursos da Unidade que eu administrava.
Acredito que se eu for querer me lembrar de acontecimentos de 30 anos de Gestão, não sei se conseguiria, mas mesmo os mais relevantes levaria muito tempo acredito não haver necessidade disso mas aqui á alguns mais.

5)  Na  qualificação  das  equipes,  em  qual  fase  participou  dos  programas  de  treinamento: desenvolvimento, organização, coordenação e/ou execução? Qual metodologia utilizou para diagnosticar a necessidade de qualificação das equipes?
        5.a. - Participei de formação de equipes principalmente desde seu inicio, contratação treinamento para iniciação e seqüência.
          5.b. – Muitas vezes fui contratado para resolver problemas setorizados, no entanto em hotelaria isto nem sempre é tão simples assim, o problema parece num determinado lugar mas não é ali gerado, a única forma é a análise de Cada caso por si. Detectar o problema e dar a solução. Deixando assim o setor ou setores funcionando a contento. Promovendo a Excelência no Atendimento.
          5.c. – Muitas vezes dei treinamentos para equipes fechadas sobre o funcionamento de um setor específico, até para poder consegui eu este ficasse devidamente integrado.
  
 6)  A frase que utilizou no currículo “não se gerencia com sucesso sem sólida base econômica”, como esses princípios estão presente em sua forma de gerir empresas?
6.a. - Nunca. Absolutamente nunca, assumo uma gerência sem que meu primeiro passo seja saber com quem vou trabalhar e quanto tudo isso está custando para a empresa.
Hoje se fala de boca cheia em enxugar para reduzir custos. Vamos fazer umas contas? Não sem antes dizer que isso é, “à priori” uma visão destrocida já que normalmente começam reduzindo com demissões o que num primeiro momento aumenta custos, que talvez quem SABE se...... eles depois baixem. Mas vamos às contas.
Administro uma empresa cujo custo real mensal é de R$10.000,000,00 e tenho um faturamento bruto de 13. É simples a diferença é de 3milhões/ 10milhões me dá um lucro de 0,3 ou Seja o meu lucro é de 30% isso eu tenho.
Há estudos de renomadas faculdades assinados por grandes nomes da Economia e finanças Mundiais, que mostram que se eu conseguir reduzir os custos em 5%, o que me levaria para um custo de R$. 9.500.000,00 o meu faturamento vai cair para a casa dos R$. 11.050.000,00. Já se eu pegar meus custos e os elevar de 10Milhões, para 10.500.000,00 o que representa uma elevação de 5%, o meu faturamento pode e deve ficar em algo entre R$.16.900.000,00 e 19.500.000,00. Ou seja com uma elevação de custos de 5% eu aumento o faturamento em algo entre 30 e 50%, e enquanto no meu primeiro NR. O custo era 76,93% no segundo, ou seja depois do “aumento e custos” o meu custo, partindo de um nr. Intermediário de receita, de R$:18.500.000,00 meu custo é de: 56,76% (já fiz isso na prática) Por isso eu sempre pergunto quer reduzir ou diluir, MAXIMIZAR esta é a palavra. Para isso a gestão precisa ser sempre com sólidas bases financeiras. E a frase certa seria: não se gerencia com sucesso sem sólida base econômica e financeiras”,
Um Estudo mais recente Diz:Vários estudos mostraram que um aumento do volume de vendas ou do preço de venda tem um impacto maior na rentabilidade de um negócio que a redução dos custos.
Geralmente, uma redução de 5% nos custos aumenta o lucro em 3%, enquanto um aumento de 5% no volume de vendas ou no preço de venda resulta num aumento do lucro de 20 a 50%, respectivamente. 
Mesmo assim, muitas empresas, para otimizar o lucro, continuam a desenvolver sistemas baseados na redução de custos e não nos ganhos de receitas.
7)  Menciona no currículo que é forte em controles de gestão e RM, quais foram os principais resultados conquistados com essas competências?
7.a. – Não seria mais fácil eu dizer que 90% de toda a minha remuneração em Hotelaria e restauração foi sempre e só sobre lucros reais resultados obtidos pela minha gestão, sob pena sim, de, não há lucro, não há salário, acho que assim respondo com mais facilidade.
8)  E também cita que é administrador focado em objetivos e solução de situações complexas, qual passagem da sua carreira poderá servir como exemplo? 
8.a. - Certa feita fui contratado por uma grande empresa para “provar” que o empreendimento deles era viável, já que o projeto assim “rezava” mas com um ano de operação nunca havia dado um centavo de lucro, muito antes pelo contrário, a empresa proprietária seguia injetando capital.
A princípio relutei muito era um hotel pequeno e num lugar sem passagem, mas me mandaram um contrato em branco que eu preenchi, com a certeza de que seria recusado. Não foi, então tive que enfrentar o desafio.
Para construção deste empreendimento havia sido feito um empréstimo no Banco de desenvolvimento local. Então minha missão era, fazer o Hotel não precisar de Capital externo e o financiamento seria pago pela empresa matriz.
Encurtando – Ao quarto mês de operação tive o prazer de colocar no malote para a matriz o cheque que eles mandavam como combinado para pagamento.
do empréstimo bancário e o boleto quitado com recursos da Unidade que eu administrava. (Serve esta?)

8.b. – Fui administrar um Hotel em POA. Tive dificuldade em convencê-los que a melhor maneira de avaliarem o meu trabalho era pagarem-me sobre resultados. Uma vez convencidos eles mesmo perceberam do que eu era capaz. Em Maio, não posso precisar agora mas acho que de 83, eu recebi (UM MIL) acho que eram cruzados, não vem o caso. Em Janeiro do ano seguinte pago pela mesma forma e %, eu recebi 18 Mil. É ou não administração por eficiência. Há!! meus resultados são sobre lucros. Logo pouco importa se os custos aumentaram desde que a receita aumente muito mais proporcionalmente.
Um dia eu estava pré-preparado par servir algumas centenas de refeições no dia seguinte, quase mil, havia já programada a dedetização do Hotel, e como eu não havia mudado ninguém fiquei confiante. A Cozinha, como eram muitos, por cima da cobertura normal e proteção dos empanaos para Supreme, colocou panos úmidos, isso equivale a dizer que ao entrar na cozinha eu disse na hora ao chefe. “amigo vc fez besteira”... o processo milanesa pegou o cheiro do produto. Bem sã nove horas da manhã, ainda bem. Eu estou numa capital melhor ainda. O chefe virou para mim e disse Sr. Rui temos um problema, eu disse, não, vc tem 750 problemas eu tenho a solução. Servi s 750 almoços, de acordo com o cardápio sem alterações a não ser o fato de que os meus clientes chegaram “ a pedido” 35 minutos mais tarde para o lmoço. Claro que não tive Lucro, não contabilizável, mas não tiver prejuízo e não Peri o cliente nem alterei o cardápio que ela havia pré-determinado há 15 ias.
Normalmente quano alguém chega apavorado com um problema eu digo:
”parabéns, ainda bem que o problema é seu eu tenho soluções”
Otimizo resultados e trabalho sempre para a frente e para cima.
9)  Cita no currículo que na área comercial desempenha funções diversas, como por exemplo: orçamentos, comissões, supervisões  e  incentivos  de  vendedores  internos  e  externos, comissões de agentes e operadores planejamento de itinerários e distribuição, avaliação de concorrentes    e    mercado,    projeção    de    custo,    elaboração    de    preços,    previsão    de  demanda, recrutamento, seleção e treinamento de vendedores. Por gentileza, quais meios o senhor utilizou para adquirir tais competências? Por exemplo, foi em ambiente acadêmico ou na prática?
9.a. - Eu Sou Formado em Administração Hoteleira, Administração Comercial e Finanças, este segundo era um curso só. Neles há um grande nr. De horas de Finanças, cálculo comercial custos e Marqketing, e sempre tive oportunidade de trabalhar com este aprendizado, aliás nos últimos anos de curso eu já gerenciava Hotéis.
10) Especificamente em avaliação de concorrentes e mercado, qual método utilizou?
10.a. - Basicamente Informações, Números, sempre números e análises destes conjuntos.  O Método Monte Carlo sempre me foi simpático, e uso muito os gráficos e algumas das matriz de benckmarking.
11) E na projeção de custos, utilizou alguma metodologia diferenciada? Ou qual método utilizou? 
11.a. – Quando eu comecei a melhor metodologia era a do lápis ou caneta, e papel quadriculado, depois veio o Excel e alguns sistemas informatizados, mas sou franco ao informar que nunca abro mão das planilhas que crio para cada ocasião. Mesmo fazendo uso dos sistemas, até porque com as planilhas acabo aperfeiçoando alguns.
Trabalho normalmente para 5 anos, mas pessoalmente ando sempre pelo menos 50% mais para a frente, mantenho um rol de informações que colho de mercados e o uso constantemente para que meus números estimados nunca me surpreendam.
12) Referente  à  experiência  em  desenvolvimento  de  programas  em  marketing:  televisão,  promoções,  demonstrações  e  merchandising.  Em  qual  momento  da  carreira  realizou  esses projetos? E quais foram os resultados? 
12.a. – Usei muitas vezes ao longo da carreira, quando esses métodos dependem de minha decisão eles são sempre fundamentados em números, adoro ciência exata, com isso nunca tive resultados negativos. Se estipularmos uma nota de 0 a 10 eu não me recordo de nada que pudesse em algum momento ser inferior a 6.5.
13) Em  relação  a  grande  vivência  em  compras  nacionais,  por  gentileza,  poderia  explicar  como essas  competências  estão presentes  na  sua  carreira?  Quais  resultados  foram  conquistados nessa área?
13.a. -  Digamos que meus funcionários e ou colaboradores em todos os escalões, precisam se sentir “senhores de si” isso não significa que eles fazem o que querem, e sim que pensam que fazem, mas conheço e acompanho todos os processos já que Gerencio todos os Números.
Como puderam observar, minha remuneração em último caso depois dos 3 primeiros meses de Gestão, é feita sobre O RESULTADO, para isso é indispensável ter todas as informações referentes a tudo o que se passa, de preferência antecipadas.
Desde controle de stocks, determinações de mínimo e máximo (aqui vale o ditado na maioria da vezes, ( é no meio que se encontra a virtude) e mecanismos outros que desenvolvo e mantenho operacionalizando. E para isto não quer dizer que eu tenha que fazer tudo. Significa isso sim que providencio métodos e sistemas e pessoas que os alimentem para que minha informação esteja “uptodate”
14) No desenvolvimento de fornecedores, qual metodologia utilizou para selecioná-los? 
14.a.Pesquisa de mercados. Equilíbrio perfeito entre custo e benefício.
15) Quanto aos controles de estoques e custos, qual método utilizou? 
15.a – Planilhas, embora hj alguns dos sistemas automatizados tenham boas ferramentas, não posso ficar escravo de algo que pode depender de 3º.
Embora conheça sistemas que me auxiliam muito precisamente em gestão e Direção, até mesmo nem ligados à hotelaria. A minha atualização pessoal não me toma mais de 2 horas por dia e eu tenho segurança.
16) Cita também que tem experiência em cargos e salários, planejamento pessoal e negociações sindicais. Em quais momentos exerceu essas atividades? Quais foram os resultados? 
16.a. – Como devem ter percebido, numa gerência Geral ou numa direção eu procuro não deixar pontas soltas. Não sou um especialista em RH, mas sou um especialista em ciência exata,gestão e orçamentos, sei de onde tirar o quê, o que dar para quem, para que meus resultados finais estejam Otimizados.
17) Menciona que gerenciou diversos setores operacionais: restaurantes, cozinhas, bar, fast food, eventos,  portaria,  recepção,  telefonia  e  governança.  Qual  foi    a  sua  autonomia  de  gestão nesses setores? Atuou diretamente como gestor ou havia uma gerência intermediária? 
17.a. Aqui eu me coloco nos dois casos, por ex: eu fui Gerente de Alimentos e bebidas, e fui Gerente Geral, tendo uma gerência de alimentos e Bebidas.(acredito ter respondido). Para não ficarem dúvidas, eu fui gerente de todos os setores, e Gerenciei Hotéis com todas as gerências. Háá!!, nunca fui gerente e RH.
18) Depois de longo período na área de consultoria busca retorno ao mercado corporativo, como bem falou em resposta por e-mail, não será um processo fácil. Quais departamentos durante esse período de consultoria o senhor obteve melhores resultados? Onde se destaca?
18.a. - Gestão Geral, Alimentos e Bebidas, Gerência comercial e Marketing,e treinamento com vista à Excelência de Serviços.   
19) Não vimos em seu currículo a escolaridade, nos cursos mencionados há técnicos ou superior? 
19.a. – Na Alínea 9.a) informo os cursos, e são superiores como podem ver, cursos técnicos tenho contabilidade voltada para Hospitalidade (nada a ver com contabilidade fiscal) e alguns cursos na área de PNL isso me ajuda  a liderar.