terça-feira, 12 de outubro de 2010

V – Alguns Vinhos e Aguardentes.(Não Portugueses)

Mesmo nos países vinícolas há certos vinhos estrangeiros que não deixam de ser consumidos.Tem, por isso, interesse a indicação dos produtos vínicos de outros países que gozam de maior renome internacional.
França – Quer pelas condições favoráveis que a França tem para a cultura da videira,quer pela excelente propaganda que faz de seus vinhos no país e fora dele, quer pelo contato direto que tem com os vinhos franceses o grande numero de turistas que visita a França anualmente, seus vinhos são conhecidos Mundialmente.
Os vinhos de Qualidade – os “crus”- estão sempre ligados a uma denominação de origem, mais ou menos fiscalizada. As “appellations d’origine controlées”(A. C.) abrangem os vinhos da mais alta qualidade, sob cujo prestigio se acreditaram os diferentes vinhos Franceses.
Como mais importantes regiões produtoras de vinhos de mesa indicam-se as seguintes: Bordeaux (Bordéus), Bourgogne (Borgonha) Vallée du Rhône (Vale do Rodano), Touraine e Anjou (Anju) Alsace, (Alsácia), Etc. A região de Bordéus compreende Médoc, Hait Médoc, Graves, Saint-Emilion, Sauternes, etc., cada uma destas zonas produzindo numerosos “crus” mais ou menos reputados, que são normalmente designados pelo nome do respectivo “chateau”(casa) de produção e abrange vinhos tintos e brancos de grande nomeada.Os brancos de Sauternes são doces e licorosos. Sob a designação de Borgonha englobam-se os vinhos produzidos em vários departamentos, entre os quais Yone, Cote D’Or, Rhône(bejoulais). Todos estes vinhos são suaves e capitosos. Os brancos são secos . À exceção do bejoulais, são vinhos de longa duração 15 a 20 anos.
Vale do Róodano abrange Cote Rôtie (tinto) Condrieu e chateau Grillét (tinto), Hermitage (branco e tinto), Châteauneuf-du-Pape (tinto), Cotes du Rhône, etc. Estes vinhos são igualmente de longa duração. A região do Tauraine e Anju corresponde ao vale do Loire. Os vinhos da Touraine nos arredores de Tours abrangem Bourgueil, Chinon, Vauvray, etc. Estes vinhos podem ser brancos rosados ou tintos.
Os vinhos de Anju são produzidos nos arredores de Saumur e Angers,abrangendo Coteaux-du-Layon, Saumur,Coteaux-du-Loir,etc. Os vinhos desta região podem igualmente ser brancos rosados ou tintos, secos, meio secos, ou doces.
Os vinhos característicos da região da Alsácia são brancos e conhecidos pelos nomes das respetivas castas: Riesling, Traminer, Sylvaner, etc.
Dos vinhos espumantes naturais franceses os mais importantes são indiscutivelmente os preparados na região de Champagne segundo um método de grande tradição,que se generalizou a outros países.
Das aguardente francesas têm renome as provenientes do vinho do Clarente,as únicas com direito à denominação de origem Cognac. Conforme sub-regiões de produção, podem ainda ser designadas por: Granfine Champagne e Fina Champagne. As aguardentes de Armagnac têm também renome internacional.
Itália – A Itália produz uma grande diversidade de vinhos, alguns de reputada qualidade. Entre os vinhos de mesa teem renome os de Capri, Etna, Lacrima Cristi, Frascati (branco) Chianti (brancos e tintos), Falerno, San Stefano e Feisa (tintos0.
Entre os vinhos de sobremesa destacam-se Marsala, Moscatel e Malvasia de Lipari. Dos espumantes naturais o de Asti.
Espanha – O vinho espanhol de maior renome é o Jerez (Xerez ou Sherry), vinho generoso, de 15 a 20 graus, apresentado em vários tipos, entre os quais o seco de aperitivo. O Málaga, igualmente licoroso, de sobremesa, é também bastante conhecido.
Dos vinhos de mesa assinalam-se o Rioja, Tarragona,Alella, Panadés, Rueda, etc.
Alemanha – Dos vinhos Alemães os mais importantes são os produzidos nas margens do Mosela e do Reno, conhecidos pela sua extraordinária leveza.
Outros Países – Têm também fama internacional os vinhos produzidos em alguns outros países, entre os quais Tokay (Hungria)Samos (Grécia) Grinzing (Austrália, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário