sexta-feira, 28 de outubro de 2011

REVENUE MANAGEMENT É ASSUNTO SÉRIO

Hotelaria é um assunto sério, uma industria séria e tão lucrativa que precisamos dar um basta nos oportunistas de plantão. Sinto muito mas eu preciso ser direto e vou principalmente “linkar” esta postagem para outras duas que eu gostaria que fossem analisadas com olhos de quem leva o assunto a sério.

Eu posso assumir a administração de um hotel e mudar o lucro de 10 para 200% em 12 meses. Isso não é exatamente algo que se possa fazer todos os dias e ainda bem que nem em todos os Hoteis, mas eu já tiver oportunidade de fazer isso e FIZ. ( Na ocasião fui visitado por um professor da cornell university, com quem tive oportunidde de trabalhar e com quem aprendi muito. Ele sentou-se na minha mesa, abriu meus gráficos e perguntou após a análise: " Rui como vc conseguiu isto?' Eu disse Oleg vc é um bom professor, eu apenas sei fazer e faço o que consigo tão bem aprendi. Isso é Administração Hoteleira sustentada por RM, Revenue Management, aliás gerente geral que não sabe operar revenue é no máximo um bom Sub Gerente, porque o profissional sério responsável pela Gerencia Geral de um hotel, não vai deixar que a receita dependa seja de quem for isoladamente. É um assunto sério envolve toda a unidade e depende de um Lider que acima de tudo saiba como tud funciona e tem a visão necessária para mudar o que achar necessário. É uma disciplina de um curso de extensão universitária como aliás, mesmo no Brasil, isso é entendido e uma instituição séria afirma isso o SENAC . Caso a matéria saia do ar, estou reproduzindo abaixo a mesma em Print Screan:


Como se isso não bastasse, aparecem os almofadinhas, com todo o respeito, mas não posso conceber, que alguém se ache o GURU do Revenue, iniciando dizendo que vai trazer o que aprendeu na origem em companhias aéreas, que embora tenham sido os primeiros a usar a ferramenta/filosofia/sistema e o lá usado, seja genericamente o mesmo ou melhor tenha o mesmo embasamento geral, não tem nada a ver um com o outro, O que precisa ser usado e implantado na hotelaria. Até hoje os poucos que me disseram ter um sistema de RM para hotelaria que funcione, quando pedi para ver "correram" será que... Têm mesmo? a semelhança é que se trata de dois tipos de empresa que se prestam a esse tipo de gestão. E sim foi na Aviação que ele começou assim como foi a America Airlines que iniciou o Yield Managemente, e não, não são a mesma coisa. Até já publiquei a diferença.

Com o Revenue se fazem proezas como a que eu fiz várias vezes em minha vida, como é possível alguém que diz entender do assunto se propor a dar um curso de RM com cerca de 8 horas de duração por pouco mais de cem reais. Desculpem, mas ou vamos encarar o Revenue com RESPEITO ou os hoteleiros e os ditos gerentes de receita vão ter muitas decepções e perder muito dinheiro até entenderem onde erraram. Caso o Link do curso saia do ar, junto o Print Screan do mesmo:


Não me entendam mal, mas Revenue Management como gostam de lhe chamar ou o verdadeiro GERENCIAMENTO DE RECEITAS é algo muito sério e requer respeito.


É Matemático
É científico.
É analítico
E é Conclusivo.
Tem Inicio e não tem fim.


Para se ser um profissional e lidar bem com RM precisa ser Amante da matemática - da Economia -do cálculo -  E da lógica.

Um Pequeno alerta: Lidar com RM de qualquer maneira e por quaisquer mãos, pode fazer, e acreditem FAZ a grande diferença entre o SUCE$$O e a Falência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário