quarta-feira, 13 de outubro de 2010

II – A grande diversidade de vinhos. Fatores de qualidade.


Em face dos vários processos tecnológicos empregados, os vinhos apresentam por vezes características profundamente diversas, designadamente em relação à sua graduação alcoólica. Dentro da mesma categoria ou tipo, as características variam igualmente segundo as castas de uvas empregadas e a natureza do clima e do solo em que se situam as vinhas.
                             Os vinhos podem, pois,no conjunto de todos estes fatores, constituir apenas uma bebida com maior ou menor graduação alcoólica, mais ou menos agradável, ou possuir também características muito particulares, que lhes imprimam certa nobreza.
                             Nestes casos, o vinho chega a ter uma verdadeira história e pode, só por si,provocar o orgulho da refeição que acompanha, na medida em que sejam realçadas aquelas características.

                                     Por isso mesmo, deve ser escolhido e servido com atenção especial. A boa escolha, e um bom serviço, tem importância decisiva para a apreciação dde toda a refeição, dando sempre origem às mais animadas conversas, porque a apreciação do vinho constitui, ela própria, uma arte...

                             O conhecimento geral desta matéria é, assim, da maior importância, chegando a ser considerado um índice de civilização.
                             De entre vários elementos que contribuem para a caracterização e identificação dos vinhos, tem lugar de destaque o conjunto misto de fatores naturais e humanos constituído por clima, solo, castas, processos de cultura e vinificação, ou seja, aquilo que na essência apresente o conceito das denominações de
Origem porque são conhecidos internacionalmente os produtos vínicos de alguns países: Porto, Madeira, Champanhe, Conhaque, etc.
                             Mas o carácter regional estende-se para além dos vinhos com direito a uma denominação de origem minuciosamente regulamentada.A indicação da proveniência é, pois, na generalidade, da maior importância, e, por isso, em muitos países é usualmente indicada nos rótulos dos diversos vinhos engarrafados.As características e valores dos vinhos podem também variar de ano para ano,em função de divercidade das condições climáticas, chegando alguns anos a ficar para sempre gravados na memória dos apreciadores.Assim, e, algins países, e muito especialmente na França, os anos das melhores colheitas –os milésimos – são assinalados nas garrafas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário