quinta-feira, 4 de agosto de 2011

3º Salão Estadual de Turismo acontece no RJ em Outubro

Notícia publicada quinta-feira, 4 de agosto de 2011 - 13h22

                                     Uma das mais tradicionais paisagens do Rio de Janeiro: 
vista para o Pão de Açúcar(foto: arquivo HN)

O secretário de estado de Turismo Ronald Ázaro anunciou nesta quarta-feira (03) que o 3º Salão Estadual de Turismo será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, nas areias de Copacabana, em frente à Avenida Princesa Isabel. O anúncio foi feito durante a reunião que teve, no seu gabinete, com o secretário de estado de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo. Neste encontro, as secretarias fecharam um acordo para movimentar ainda mais o turismo rural no estado. 

O
 Salão Estadual de Turismo neste ano seria realizado em Teresópolis, região serrana fluminense, mas como o município vem atravessando problemas administrativos foi necessária a alteração do local da sede do evento. Segundo Ronald Ázaro, o trade achou por bem realizar o evento no município do Rio. "Será um grande evento, com uma tenda de 4 mil m2 nas areias de Copacabana com a participação dos 92 municípios fluminenses. Teremos um espaço destinado às cidades que compõem a Região Serrana para que os municípios que foram castigados pelas fortes chuvas no início do ano possam mostrar que os seus equipamentos turísticos estão recuperados e que Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo estão prontas para receber os visitantes. Será disponibilizada também, para a secretaria de Agricultura e Pecuária uma área de 100 m2para que possam ser mostrados e comercializados os produtos rurais", afirma. 

Ronald Ázaro acrescentou que o salão será realizado no dia seguinte ao do encerramento da
 ABAV 2011 - Feira das Américas, que acontecerá no Riocentro nos dias 19, 20 e 21 de outubro, aproveitando a presença na cidade de agentes de viagens e jornalistas de outros estados e países. Outra novidade apresentada pelo secretário de turismo foi a informação de que pela primeira vez o evento será aberto ao público. 

Quanto ao turismo rural ficou acertada a criação de um projeto piloto que vai contemplar as regiões noroeste e centro norte do estado, que historicamente sofrem um processo de esvaziamento econômico e populacional. "Acredito que através de um trabalho em parceria com a secretaria de Agricultura e Pecuária poderemos desenvolver turisticamente e economicamente as cidades localizadas nessas regiões. Será um trabalho complexo que incluirá a criação de circuitos de turismo rural, qualificação de mão de obra e folhetaria específica para essa atividade", finaliza.
 

Já Christino Áureo destacou a importância da união das secretarias de estado de Turismo e Agricultura e Pecuária e do trabalho que será desenvolvido. "Olhar para o interior do estado sempre foi a nossa maior demanda. A capital já tem suas definições. Salta aos nossos olhos as carências de muitas cidades do interior. Acredito que o trabalho será bastante produtivo", diz.
 

Participaram da reunião pela TurisRio, empresa vinculada à Setur, o vice-presidente Maurício Lobo, a diretora de Planejamento e Projetos, Valéria Lima e a assessora da diretoria de Marketing, Vera Lucia Souza. Pela secretaria de Agricultura e Pecuária estiveram presentes o presidente da Emater, Justino Antonio da Silva, a chefe de gabinete, Deisy Oliveira e Jairo Gomes, gerente do projeto Prosperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário