sábado, 31 de dezembro de 2011

HOTELARIA OU HOSPEDARIA?


Hotelaria é uma indústria cujos principais pilares são SERVIÇO E ATENDIMENTO.
Sua finalidade principal era o fornecimento de hospedagem, e alimentação, isto quando de seus primórdios, nos idos de 450 a 760. A.C.,segundo registros – e vamos deixar claro que este período não é tão fácil assim de determinar, quando, no sopé do monte Cromos, em Olímpia, na Grécia, foi construída a primeira hospedaria com finalidade específica de hospedar e alimentar os visitantes que ali compareciam para assistir aos jogos olímpicos. É o primeiro "hotel" de que se tem notícia.
Somente após a Segunda Guerra Mundial, com as grandes transformações tecnológicas, o crescente desenvolvimento industrial, a hotelaria passou a se aperfeiçoar e criar conceitos próprios, distinguido-se por suas diversas categorias cada uma com as suas características muito próprias, mas que para o bem, tanto dos hoteleiros como dos hospedeiros, e principalmente do Senhor Hospede, bom fosse que não se deixasse de lado a grande máxima – Atendimento e Serviço.  Assim e com o passar do tempo foram-se criando regras e normas que direcionassem suas atividades. Dependendo muitas vezes do tipo finalidade e situação geográfica do empreendimento.
No início, os estabelecimentos tinham estruturas muito menos complexas e em sua maioria familiares. O proprietário do estabelecimento era o gerente, o mensageiro o recepcionista a esposa ou ele mesmo o cozinheiro a arrumadeira e tínhamos então caracterizada a estrutura dita familiar.

As famílias também eram mais numerosas e a informação mais demorada o que favorecia este tipo de estrutura.
A França dispunha de leis reguladoras dos estabelecimentos e dos serviços hoteleiros desde a segunda metade do século XIII os idos de 1254, enquanto na Inglaterra isso aconteceu, segundo notícias por volta da primeira metade do século XV segundo pesquisas, no ano de 1446.
Em 1514 (inícios do século XVI), Londres reconhecia oficialmente os seus hoteleiros passando estes do status e “hostelers” Hospedeiros para a categoria de “Inholders” os nossos conhecidos e tradicionais hoteleiros.
Digamos que a introdução ficou maior do que eu gostaria, mas eu quero que entendam que existiu uma evolução natural, o Hospedeiro deixou de ser um vendedor de camas ou espaços para descanso e chegou ao STATUS de HOTELEIRO (Um prestador de serviços cada vez mais sofisticados).
É inconcebível que mais de seis séculos depois estejamos assistindo a um retrocesso assustador, pois se nada for feito voltaremos em breve aos anos 500 A.C.
Tem “profissionais” (com as minhas desculpas aos Reais Administradores de HOTEL) apoiando o desmanche do HOTEL, fracionando este e terceirizando serviços essenciais e altamente lucrativos como a área e Alimentos e Bebidas. Mas o maior problema disso não é a demonstração de falta de conhecimento já nem falando de profissionalismo, o maior problema está no que isso representa para o Senhor Hospede para mim, pura e simples falta de respeito.
Pois que, com a terceirização quando algum dos serviços terceirizados não foi prestado de acordo, e o Senhor Hospede (A NOSSA RAZÃO DE EXISTIR) vai reclamar, vem aí a desculpa: “Sabe é que é? esse serviço não é prestado por nós, então vou levar o assunto ao responsável pelo restaurante ou seja lá que serviço for.” Bem se eu sou o Hospede nunca mais volto. E cuido para que as pessoas amigas e conhecidas não usem mais aquele arremedo de Hotel, já que não passa de uma hospedaria ou lugar onde se vende espaços para dormir, era assim à 2500 anos atrás.
O Que eu quero colocar é que precisamos que os PROFISSIONAIS de verdade mostrem para os empresários que estão entrando no ramo e voltando umas dúzias de Séculos no tempo, entendam que Hotel é o melhor negócio do Mundo desde que seja tratado e Administrado como tal. O Grande segredo do LUCRO HOTELEIRO É: Mantenha seu Cliente o maior número de horas dentro do empreendimento, deixe que ele diga o que quer e atenda-o tudo tem um preço e o Hospede sabe disso. – Simplificando: O cliente diz o que quer e nós cobramos por exceder as expectativas.
Tenho conhecimento de empresas do ramo que terceirizaram e já entenderam o tamanho da incoerência que cometeram. Por favor, não paguem tão caro por uma atitude absolutamente Anti-profissional, procurem profissionais, deixem que estes os assessorem e acreditem: É mais barata um boa assessoria do que um ato que invariavelmente trás transtornos, muitos dos quais irreversíveis.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

TERCEIRIZAÇÃO DE A-&-B

No Blog o nosso colega RODRIGO CAMELO há varios artigos interessantes, mas um deles me chamou especialmente a atenção, já que eu simplesmente não concordo com a terceirização da área de  Alimentos e Bebias. Segue meu comentário:


"Bem, vai ver é por isso que o Mundo é redondo. Eu discordo completamente do assunto deste artigo. Sou contra a terceirização dos serviços de A & B bem como dizer que eles não são rentáveis, se não fossem, porque o interesse das empresas de terceirização? Por ouro lado perguntem por exemplo para o Gerente Geral do Unique SP se ele abre mão da área de A&B.O que acontece, é que cada vez mais há falta de profissionalismo na Hotelaria então surgem empresas para, aproveitar a fatia de mercado que os "ditos hoteleiros" perdem achando que se tratava áreas rentáveis que eles provam por A + B que são deficitárias, mas que na verdade se fossem, porque o interesse nelas? O que precisamos é de GESTORES DE VERDADE. Não de fracionar."


O Que estamos verificando na realidade, é o despreparo cada vez maior dos ditos Gerentes de Hotel, até mesmo de Alimentos e Bebidas, o que dá margem, para empezas de "espertalhões" virem tapar a lacuna deixada realmente pela falta de capacidade e conhecimento de GESTÃO HOTELEIRA.


Junte-se a isto o Gritante desconhecimento de nossa área por parte de departamentos de RH com os ditos "profissionais da área", que selecionam pessoas certas sempre ou na mairia das vezes para os cargos errados. Seria muito bom que começassem a olhar para este e outros assuntos de frente sem ficarem tentando arranjar desculpas para a prórpia incompetência. Não se resolve um problema enquanto este não se admitir.


E Não, TERCEIRIZAÇÂO DE ALIMENTOS E BEBIDAS NÃO É SOLUÇÃO. É PROBLEMA E GRANDE.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Hotelaria ou...?

Não é possível e muito menos Admissível que um Administrador Hoteleiro pleno de fato, veja artigos como estes, saiba da verdade e se cale. Eu sei, que a sociedade preferia que eu me calasse, mas HIPOCRISIA TEM HORA e é BOM QUE ALGUÉM DIGA AS VERDADES.
Vão precisar ler o artigo para entender:  "O REVENUE MANAGEMENT"

MINHA RESPOSTA, SÓ QUE AQUI SERÁ UM POUCO MEIA TRABALHADA.

Bem, eu vou lhe enviar em mensagem fechada com o nome que dou a esse "Senhores" são os mesmos que teem uma ocupação de 80% ou dizem ter, Porque nem o que isso é eles sabem, E acrescentam que a rentabilidade deles é baixa. Duvido que 90% deles sequer saibam o que é rentabilidade, 

Quando eu digo que se fechar o mês com uma ocupação de 68 a 70% com consistência, eu Opero qualquer Hotel ou rede Hoteleira com uma eficiência acima de 2,2 - Isso para quem acha que errei o número, OU O QUE É MAIS PROVÁVEL NÃO SABE O QUE SIGNIFICA. São exatamente -  220% - Ainda para atestar que não me enganei no NR. se eu gastar 10 milhões com operação eu vou colocar no bolso do proprietário no mínimo 32 milhões.... Isto é Administração Hoteleira consciente e claro profundo conhecimento das técnicas varias de Revenue Management. 

Isso eles não fazem, E o motivo é simples não sabem, E não teem categoria para ter um GERENTE GERAL e FATO. 

O porque.....Já lhe conto Leonardo rsrsrsrs .Não, São e jamais serão HOTELEIROS..... No máximo mestres de obras com dinheiro, Que analisam estatisticas, Sem sequer se lembrarem que, estatistica é uma ciência derivada da matemática e que faz com que a gente mostre o que os Incautos querem ver, mesmo que isso não seja a verdade e normalmente não é.

Pelo Amor de Deus, já que não teem respeito próprio que não insultem os profissionais, porque o sujeito que vem me dizer que tem um Hotel com 80% de ocupação e a rentabilidade não é a esperada. É incapaz de me responder a qualquer uma destas perguntas?

Qual a sua taxa de ocupação real?( se ele diz que 80% não é rentável, ou é mentira ou ele não sabe o que é taxa de ocupação.) Não deve saber.

Qual a sua receita média de diária?

Qual a sua receita média por apartamento?

reVPAR NÃO ME É TÃO IMPORTANTE PARA O DIA A DIA. EMBORA EU A MANTENHA ATUALIZADA, ELA NORMALMENTE ME MOSTRA COM MAIS VELOCIDADE ONDE PRECISO TOMAR PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS.

Qual a sua média de Hospede por pernoite/UH?

Que ocupação você realmente precisa para abrir todos os dias e pagar sua despesa?

Querem apostar? 90% dos ditos Hoteleiros, que nada mais são que donos de hotel despreparados, não fazem ideia de como responder a estas perguntas e se responderem deve estar errados.

E matematicamente eu provo isso NA HORA.

Mas como eu gosto de HOTÉIS que dão trabalho, eles me dão também maior remuneração, se eu Operar um Hotel de 500 UH ( apartamentos.) Com uma receita média diária por apartamento de R$.850,00 e tiver uma ocupação de 80% - No Final do mês eu não gastei mais de R$.2.950.000,00 - 

Bem querem fazer contas? Sitam-se à Vontade, eu tenho uma TAXA DE EFICIÊNCIA DE 3,5.

Quanto faturei?? rsrsrsrs