segunda-feira, 28 de novembro de 2011

DICAS DE TECNOLOGIA - WEB

É Bem verdade que nada se perde, nada se cria, tudo se copia, ou não. Mas não há como inventar e não está em mim plagiar uma matéria desta já que nisto não sou expert e procuro aprender tudo o que posso, como achei interessante vou compartilhar. A Notícia vem no jornal a Gazeta do Povo de segunda-feira - 28/11/2011.

"À sua própria maneira, os navegadores não diferem muito quando o assunto é cumprir a tarefa para qual foram feitos: mostrar as páginas na web. As grandes diferenças entres os browsers aparecem principalmente na probabilidade de ser acometido por algum erro (ou seja, na capacidade dos programadores em consertar bugs) e no número de extensões disponíveis para melhorar a navegação.
As extensões são aplicativos que melhoram a funcionalidade do browser de alguma maneira, como o Adblock, que bloqueia anúncios, e o DownThemAll, que torna mais fácil baixar os arquivos de uma página na web.
Para ajudá-los a tornar a navegação pela web mais eficiente, montamos uma lista com dez sugestões de extensões. Os add-ons, como também são chamadas as extensões, podem ser baixadas diretamente por uma página do próprio navegador. Veja os endereços para cada browser: Firefox (addons.mozilla.org), Chrome (chrome.google.com/extensions), Safari (http://extensions.apple.com/) e Internet Explorer (http://www.ieaddons.com/br/)
Bugmenot
Salvação para aqueles sites que exigem registro. O Bugmenot é basicamente um banco de dados com login e senha para uma infinidade de sites, principalmente os gratuitos. Funciona no Firefox e tem uma versão beta no Chrome.
WOT (Web of Trust)
Precisa saber se um site é confiável para fazer uma compra? O WOT é uma ferramenta que colhe informações de diversos usuários para determinar se determinado site é confiável para navegar ou comprar.
YouTube Downloader
Quer baixar um vídeo do Youtube? O Easy Youtube Video Downloader é uma mão na roda. Com apenas um clique, ela converte o arquivo para o padrão da sua preferência, mantendo a qualidade do som. Os formatos permitidos: M4A, MP3, MP4, AAC, FLV e HD.
Tabcloud
A extensão mais bacana para organizar suas abas no navegador. Permite salvar abas, sincronizar com outras máquinas e visualizar todas as abas numa única página. Para quem mantém uma dezena de abas abertas durante a navegação, é uma boa pedida.
StayFocusd
Para melhorar a produtividade, o StayFocusd é o melhor amigo na hora de sair daquele site que só te atrapalha no trabalho ou na hora de cumprir uma tarefa. A extensão limita o tempo de visualização de um site de sua escolha. Após o tempo expirado, o site bloqueado.
Adblock
Incomodado com a quantidade de anúncios que surgem na tela e atrapalham a leitura da informação que realmente te interessa? Esssa extensão bloqueia banners, pop-ups e outros anúncios, inclusive os do Facebook.
PanicButton
Chegou alguém que não deveria ver o que você está fazendo na web? Aperte o PanicButton e todas as suas abas são escondidas de uma única vez.
DownThemAll
Por enquanto só para Firefox, a extensão ajuda a fazer o download de arquivos de uma página. Ele seleciona todos os arquivos automaticamente e o usuário seleciona aquilo que tem interesse.
Turn off the light
Com um clique, você deixa a luz da sua tela focada apenas no vídeo principal da página, e o resto das informações do site são escurecidas. Mais um clique e tudo volta ao normal. Ideal para tornar mais agradável a visualização de vídeos.
Lastpass
Confundindo as senhas de sua conta no Twitter, Facebook e Gmail? O Lastpass organiza todas as suas senhas e logins através de uma senha-mestre – “a última senha que você precisa se lembrar”, segundo o slogan do programa. Funciona para todos os browsers.
Da Mesma matéria estatísticas e curiosidades:
Chrome se torna o browser mais usado pelos brasileiros
Lançado há apenas três anos, o Chrome, navegador do Google, tornou-se neste mês o browser mais utilizado no Brasil. O navegador passou o Firefox, terceiro colocado, em junho, e o Internet Ex­­plo­­rer no começo de novembro. Ago­­ra, de acordo com as es­­ta­­tísticas da empresa StatCoun­­ter, que fornece análises de web, o browser tem 39,34% de participação entre os usuários brasileiros, contra 34,8% do IE e 23,8% do Firefox. O Safari, navegador da Apple, tem apenas 1,19% de participação no mercado brasileiro. O Chrome vem aumentando sua presença em todo o mun­­do, mas é líder em poucos países. Além de Brasil, Ar­­gentina, Uruguai, Chile e Índia também preferem o navegador. Em todo o mundo, o IE continua sendo o mais usado, com 40,7% de participação no mês de novembro. Três anos atrás, o browser da Mi­­crosoft tinha 68,14% dos usuários globais.

sábado, 26 de novembro de 2011

FNRH - A NOVELA

Notícia de Mercado Publicada pela revista Hôtelier News
Ficha de Registro de Hóspede será adiada, afirmam entidades
Notícia publicada sexta-feira, 25 de novembro de 2011 - 14h42

O adiamento da eletronização da FNRH (Ficha Nacional de Registro de Hóspedes) no âmbito do novo
Sistema Brasileiro de Hospedagem, solicitado em conjunto pela FBHA (Federação Brasileira de
Hospedagem e Alimentação), a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), o FOHB (Fórum de
Operadores Hoteleiros do Brasil) e a Resorts Brasil, foi acatado pelo MTur (Ministério do Turismo), que
deve publicar portaria nos próximos dias, informando as novas datas de implantação.
Fontes internas do MTur garantiram que a nova ferramenta online, prevista para ter início em 60 dias, será
implantada por etapas, de acordo com a sugestão das entidades: a FNRH passa a valer nas cidades-sede da
Copa 2014 em 180 dias a partir da publicação da portaria. Para os 65 destinos indutores, o prazo de
adiamento é de 240 dias e, para as demais cidades, 365 dias. De acordo com Alexandre Sampaio,
presidente da FBHA, o adiamento vai garantir que a ferramenta seja otimizada para oferecer uma
tecnologia mais eficiente e segura.
"O retorno positivo do MTur também mostra a sensibilidade do ministro Gastão Vieira em entender o anseio
do empresariado em trabalhar cada vez melhor. Por isso, a FBHA e entidades parceiras estão se
disponibilizando para trabalhar junto com o Ministério na adequação desta ferramenta", esclareceu
Sampaio.
(Redação)
Serviço
www.fbha.com.br
http://

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Nossas Dificuldades e Necessidade

Tenho alguns amigos que são Hoteleiros isso lhes está no sangue e mesmo aparentemente fora de um Hotel, eles são hoteleiros, e mais são gestores de Hotel. Para se ser um GERENTE GERAL de fato é preciso saber sim de tudo como se faz e porque acontece. Senão a nossa profissão fica cada vez mais desacreditada, não adianta reclamar de salários quando vc não tem valor agregado, ou você sabe ou vc não sabe e se sabe uma parte seja ou tente ser o Melhor na sua especialidade, e assuma que vc é bom apenas e tão somente nisso, mas seja o MELHOR. O símbolo que escolhi, é para quem não sabe, o da Contabilidade, não, não sou contador, mas fico espantado quando vejo um competente Amigo Hoteleiro e consultor ter que publicar algo que visa realmente chamar a atenção de um profissional que não precisaria isso, mas infelizmente nós os Gerentes Gerais e por vezes consultores deparamo-nos com todo o tipo de "profiCional", lamentvelmente. 
Segue o competente artigo do Mário na integra:



Contabilidades e o Resultado do Mês
Não é nenhuma novidade que encontro, a maioria dos contadores desconhecem algumas regulamentações e ou serviços que devem realizar que são próprias para a hospedagem, na verdade é a contabilidade que deve calcular o imposto corretamente de acordo com o periodo de hospedagem, uma vez que o imposto sobre a prestação de serviços de um determinado mês como novembro, deve ser paga e dezembro.

No caso de uma hospedagem que aconteça com periodo de 30/11 até 02/12 as diarias (fato ocorrido) são:
30/11 diaria 200,00
01/12 diaria 200,00
02/12 (data de emissão da Nota fiscal)

total R$ 400,00
imposto total (calculado com aliquota de 5%) R$ 20,00

Imposto referente a novembro R$ 10,00
imposto referente a dezembro R$ 10,00

quem deve fazer esta operação e correção é a contabilidade, é o serviço dele, pagar o imposto devido na data correta, para isto foi criado o RDS que facilita o trabalho do contador, pois ali está demonstrado o resultado do mês a que se refere. ou seja, o RDS do ultimo dia do mes de novembro tem o total da hospedagem deste mês, o RDS do ultimo dia do Mês de dezembro tem o total da hospedagem de dezembro.

Considerando isto, pagar impostos pelo total da nota fiscal é desleixo da contabilidade que não realiza o serviço que deveria fazer, ou seja, demonstrar correta prestação de serviços de acordo com os fatos ocorridos. e o RDS facilita este trabalho, ou seja, o contador não precisa analisar nota por nota para saber qual o real imposto devido do mês em questão.

a maioria dos contadores de pequenos hoteis fazem justamente isto, soma todas as notas e calcula o imposto conforme a nota fiscal sem se importar pela questão correta de tributação, errado está, mas é aceito pelo orgão competente, a questão de pagar desta forma ou não é uma mera decisão do proprietário, que afinal de contas, no final acabará pagando o mesmo imposto de qualquer maneira, porém em seu resultado de analise, haverá esta discrepancia não demonstrando corretamente o resultado final de cada mês.

Outro ponto em questão: Serviços x Produtos: Existem uma regulamentação especifica para que possa ser emitida nota fiscal de serviços e produtos em um mesmo formulário, mesmo que cada um deles tenha uma tributação especifica isto é permitido, basta com que a contabilidade peça o formulário fiscal correto. Não é necessário ter duas notas fiscais na sua pousada.

Preenchimento correto da nota fiscal de hospedagem: Deve constar a data de entrada e saída do hospede, o valor da diária e seu total.

Estes casos são comuns na maioria das pousadas pois desconhecem certas nuances de seu próprio negocio, assim como os contadores que consideram hospedagem um outro serviço qualquer, lembrando apenas que não sou contador e que estas informações existem em qualquer unidade hoteleira profissional."

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Os Novos empreendimentos Copa e Olimpíadas.

Por: Rui Ventura
Há uma preocupação, não totalmente descabida sobre os Empreendimentos Hoteleiros em construção visando aos eventos acima, vamos aqui deixar que cada um dos pontos preocupantes tenha apenas o seu valor real:

Ocupação:
Na reportagem a menor taxa de ocupação de que se fala é de 57% anual o que embora não se trate de uma taxa que poderia ser chamada de ideal, ela não é de forma alguma preocupante, posto que falamos de um tipo de empreendimento que quando esta taxa está entre 29,7 e 32,3% o ponto de equilíbrio está atingido: (ou seja, seu empreendimento está se pagando). Quando isto não for uma realidade, há com certeza uma alta deficiência administrativa e seria bom que um especialista fosse consultado para orientar. - Afinal:

Não há hotel que não dê lucro, há hotéis mal administrados.

Por outro lado seria bom os hoteleiros e principalmente hospedeiros Nacionais, começassem a pensar realmente como HOTELEIROS. A grosso modo o que eu quero dizer é: ofereça para o seu cliente a cama e um bom apartamento com um ótimo banheiro com a finalidade de mantê-lo o mais tempo possível usando os serviços que seu empreendimento oferece. Seja um HOTELEIRO maximize assim suas receitas, mas principalmente o seu lucro.

Estamos em épocas de evolução, o empresário precisa aprender e criar mecanismos que o mantenham na concorrência e de preferência sempre um passo à frente dos concorrentes, e uma forma de gerar isto pode ter apenas dois nomes, SERVIÇOS e ATENDIMENTO.

Há ainda formas com algumas vantagens de reduzir drasticamente pelo menos um dos itens mais caros da operação do hotel, A Folha de Pagamento, sem redução de mão-de-obra e com especialização e otimização da mesma.

Divulgação:

Diz um dos entrevistados, o presidente da ABIH do Amazonas, Roberto Bulbo: "Haverá uma concorrência ainda mais acirrada e teremos que trabalhar juntos com as Secretarias de Turismos para divulgarmos e vendermos melhor o destino Manaus”. É muito comum vermos o empresário Brasileiro se queixando, principalmente os da Hotelaria e Turismo, umas vezes por incompetência, outras por conveniência, e muitas delas para se queixar de que o Governo..., temos conhecimento de que, do Governo nada vem com que se possa contar os cargos que deveriam ser ocupados por profissionais tecnicamente capacitados, são ocupados por conveniência, então nos deparamos com as situações que aí estão e afetam sim o mercado de Turismo por tabela a Hotelaria, há falta de toda e qualquer infra-estrutura que seria de responsabilidade Governamental. Mas isso é uma constante Brasileira há pelo menos 18 Anos, vem piorando e não devia ser novidade já que assim continua e claro que a tendência natural é se agravar.

Eu defendo que está mais que na hora de o Empresário se assumir como tal, e resolver problemas que, sã seus, o fato serem criados por terceiros, refletem diretamente no seu empreendimento. Há formas normais eficientes e economicamente viáveis de suprir algumas das inoperâncias dos governos e seus organismos, o tocante a divulgar e trazer circulação de Turistas para qualquer região deste magnífico Brasil. Então que tal tomar uma atitude em vez de apenas continuar se lamentando?

O Desequilíbrio:

Segundo um estudo da Hotel Investe em parceria com o SENAC São Paulo, "Com a entrada em operação destes novos empreendimentos o desequilíbrio já fica estabelecido, cabendo agora cobrar das autoridades as obras de infra-estrutura, principalmente mobilidade urbana, que não saíram do papel e uma maior divulgação do destino da iniciativa privada aliada a gestão publica”, destaca José Manoel Garrido Cambeses Filho, Presidente da ABIH/BA. Mesmo com esta situação, ele se diz otimista."
Quanto à divulgação do destino, eu já comentei acima, quanto às obras de mobilidade infelizmente precisamos nos organizar em associações de classe e pressionar os respectivos governos para que façam o que tem que ser feito e para o que os nossos governantes são pagos.

Agora o desequilíbrio como todo o desafio só trás benefícios, é sabido vem sendo comentado em fóruns em redes sociais de executivos e colaboradores da hotelaria e não só de hotelaria, que o serviço e o atendimento vêm caindo proporcionalmente ao aumento da necessidade de mão-de-obra qualificada, bem vão ficar em atuação com características reais de Hotel, o HOTELEIRO que tiver essa noção e realmente se especialize. Como a grande maioria dos empresários do ramo entra para a Hotelaria porque as pesquisas mostram que é uma indústria que vale a pena, então esses Senhores precisam começar a ter mais cuidado com quem escolhem para GERENCIAR de fato seus empreendimentos, eu vou mais longe ainda, cuidado com os "ESPECIALISTAS" de RH que de Hotelaria nada sabem e dizem poder escolher ou selecionar o "Melhor perfil" melhor perfil para que? Sabem quantos “gerentes gerais” de hotéis de redes importantes já me procuraram para aprender a toque da caixa a fazer o básico com o Excel e ler as planilhas que a matriz envia? Acreditem é rotina. A maior vergonha é chamar esses colaboradores de Gerentes gerais, mas a culpa não é deles, eles apenas enganaram os RH e todos os outros entrevistadores, OS ESPECIALISTAS rsrsrs. E só assim conseguiram uma boa colocação no mercado.

Pois com o aumento de oferta a Hotelaria vai ficar cada vez menos lucrativa para os amadores, que é hoje a classe reinante no meio.

Quanto à Lei da oferta e da procura de que tratam os artigos; Mantenha seu Hotel administrado por um BOM GERENTE GERAL DE FATO e acredite nunca nenhum negócio foi tão rentável quanto um Hotel fechando com 58% e ocupação anual, a menos que o do vizinho esteja igualmente bem administrado e feche com 70%. Li recentemente uma história de um Hotel em SP que tem uma taxa média de 80% e os resultados não são satisfatórios. Eu resolvo isso em seis meses.

Mas acreditem, é inevitável que com a onda da copa e olimpíadas, nasçam novos empreendimentos, acreditem 90% deles estarão reclamando dos resultados 60 dias após a copa, mas a culpa é da falta de profissionalismo. E não do mercado em si, é preciso difundir e conscientizar o Empresário de que Turismo é uma indústria, hotelaria está inserida nela, e como qualquer indústria, é esta que tem que ser explorada, e não o Turista, pois este só é explorado uma vez, e vai embora.

Há SOLUÇÃO; Os Bons Gestores não são suficientes para os empreendimentos que estão no mercado hoje, (afinal os resultados falam por si) não se forma um bom Gerente Geral de Hotel numa faculdade nem em quatro anos. Nada contra as faculdades nem ao que elas fazem, aliás, adoro colaboradores formados eles aprendem muito mais rápido e contestam fazendo às vezes grandes profissionais pensarem. Mas há profissionais capazes de treinar e formar equipes que façam seu hotel fazer a diferença. Só que eu nunca vi nenhum desses profissionais, andar com "varinha de condão" a gente vai treina, mas precisa voltar, faz-se necessária a consultoria isto tem várias vantagens para o empresário, já que a finalidade é formar equipes boas, coesas e comprometidas, no meio destas pessoas, sempre aparece alguém que começa a destacar-se. Vamos ajudar esses a se posicionar e assumir tudo o que eles puderem, treiná-los para liderar. O Bom e competente executivo tem a seu lado sempre um ou mais elementos que, possam substituí-lo em caso de necessidade. Isso é coisa de profissional competente. Nós não somos e não devemos ser insubstituíveis.

Este mesmo trabalho pode e deve ser feito com gerentes. Certa feita em Florianópolis fui contratado para ir ensinar um gerente de Hotel o que era ser um gerente de hotel, fiquei seis meses dentro do hotel gerenciando para o responsável aprender principalmente o porquê as coisas eram assim, mas valeu a pena, esse rapaz, hoje gerencia um dos maiores hotéis do País com sucesso. Repito, adoro os recém formados, principalmente os que sabem que faculdade lhes abriu a cabeça para aprender, este era bacharel em Direito, exercia mas gostava de Hotel e até hoje faz as duas coisas. Eles aprendem fácil e normalmente quando auxiliados a tempo se tornam ótimos profissionais.

Bem, nunca ninguém conseguiu mudar nada, sem que primeiro mudasse a si mesmo, quando vc repete as coisas que vem fazendo, cinco anos depois vc tem o dobro dos resultados que tinha cinco anos antes, mas só isso. Mude você para que as coisas mudem, para Si.

Sinta e saiba que precisa MUDAR e deixe que alguém o ajude a fazer isso. Já pensaram qul é o Motivo que leva as maiores redes Hoteleiras do Mundo a rodar os Gerentes a cada dois anos no máximo? Pensei, depois eu conto.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

QUANTO CUSTA

POR: - Rui Ventura - Águia
Quanto custa abrir as portas de seu Hotel? Uma vez aberto, está aberto. Não, errado, uma vez aberto ele continua custando; E é primordial que se saiba o quanto, se falarmos em termos genéricos a gente até transforma o valor em diárias e sabe exatamente quantos apartamentos precisam estar ocupados e sendo pagos para que as despesas do dia se paguem, um sistema acadêmico rudimentar.
É isto que a maioria dos hoteleiros desconhece com exatidão e aqui entramos no conhecido ciclo dos “chorões” de plantão, que passam a se queixar interminavelmente de crise, que a falta de conhecimento provoca, o pior que isso (a crise) é verdadeira, mas por ignorância, despreparo e falta de profissionais.
É sabido que é muito mais fácil se queixar, arranjar um culpado e em última análise culpar o governo. Do que realmente entender que o que gera os resultados desagradáveis de que se queixa, pra isso não pode imperar o desconhecimento no quesito custos é preciso definir ainda o que é custo e o que é despesa, aparentemente são a mesma coisa, só que, só aparentemente, não sabe a diferença? Nós sabemos. Hotel é foi e será sempre um investimento rentável, uma das melhores indústrias do Mundo e uma indústria ligada à GRANDE INDÚSTRIA DO TURISMO, fonte número 1 de renda de alguns países.

Quando uma empresa não dá lucro, e isso foi tido como liquido e certo, liquida-se.

Mas não há hotel que não dá lucro, há hotéis mal administrados”.

Mas no Caso da hotelaria isso não existe, é uma indústria em franca expansão, haja vista as grandes redes internacionais investindo pesado no setor por esse Brasil a fora. Não fosse assim, eles estariam “respirando outros ares”.
O que há realmente é escassez de profissionais competentes nas administrações hoteleiras em todos os escalões, vê-se cada vez mais teoria, “especialistas” nesta ou naquela área, mas ninguém que conheça bem  todas e possa finalmente coordenar o bom conhecimento de todos para um maior e melhor resultado final. Essa falta de conhecimento parte já dos empresários que, só por isso, entregam a contratação de profissionais que deveriam ser competentes a um departamento de RH cheiro de almofadinhas que nunca chegaram a formar uma grande equipe para administração de Hotéis, já que disso nada sabem, pensando bem nem hospedar-se com dignidade  maioria sabe. Este despreparo é gritante na contratação de executivos, até mesmo e principalmente pelos ditos. Especialistas, que nada mais fazem que ler livros escritos por reais especialistas sem sequer lhes perguntar o como cegaram onde estão, então se procurar o porque, isso para eles seria perda de tempo.

Para que algum parâmetro haja, tomemos por base estes números:

Se você tem um Hotel de 3 ou 4 estrelas ou (similar) este empreendimento dependendo de sua estrutura como um todo precisa lhe dar um LUCRO LÍQUIDO  entre 27 e 33% Mínimo.(Se assim não for, algo está muito errado) para ser mais preciso e não acharem que estou enganado, para um custo mensal de R$. 500.000,00 (quinhentos mil Reais) o faturamento precisa ser de  nunca menos de 660.000,00. Isto é corriqueiro e não precisa ser um Bom Administrador Hoteleiro para conseguir. Realmente nunca tive um resultado tão medíocre, se tive não me recordo, detesto más notícias... Reparem, não há no mercado formal nenhum investimento legal que lhe dê esse retorno.

Quem acompanha minhas postagens pode dizer: “Mas este cara fechou mês com 11,5 milhões de custo e 33,4 Milhões de receita, e apresenta um nr. Destes?” Exatamente, eu apresento os Nrs, corretos e digamos aqueles que levam o sujeito a ter um salário de mercado igual aos colegas. 190,4348% de LUCRO REAL é para ESPECIALISTAS, FOCADOS E COMPROMETIDOS, que sabem administrar em equipe, formá-las e o mais difícil mantê-las focadas e coesas. E não é em todos os mercados que isso é possível, mas 33% é para aprendizes fazerem jus ao salário sim.

No Caso de restaurantes, isso muda um pouco de figura porque precisaríamos olhar a vários tipos deles, mas tomemos, por exemplo, o restaurante em que a maioria das pessoas almoçam por estarem trabalhando fora ou até mesmo executivos que precisam levar algum cliente mais despretensioso, então falamos aqui na casa onde vc pode fazer a sua refeição com um valor entre 15 e 50 (reais). Esta casa tem que estar dando o Lucro de 33,33% os grandes “restauranteurs” não admitem de forma alguma um percentual inferior a este como lucro líquido, e quando este não é o resultado, e eles não sabem como fazê-lo acontecer. Deixam o negócio, fecham, vendem, mudam de ramo, mas não aceitam baixar lucro menor, e acreditem, eles estão certos.

Semana vindoura eu vou fazer uma outra postagem nesta linha, com o seguinte título: Custos, reduzir ou Diluir.